GABRIEL VOLTA A LATERAL DIREITA DIANTE O GUARANI 23/11/10
O lateral Gabriel volta a lateral do Tricolor, domingo em Campinas, contra o Guarani. Gabriel, recuperado de contratura muscular na coxa direita, participou normalmente do treino. Com desenvoltura, comandou a equipe em espécie de um mini-torneio, o jogador já havia desfalcado o time contra o Santos e o Atlético-PR.
Dois outros titulares foram preservados, apresentando desgaste. Rafael Marques e Adilson apenas realizaram exercícios físicos. O Grêmio ainda conta com 3 lesionados, Vilson, Leandro e Borges, que trabalham separado do time.
DOUGLAS ESCAPA DE PUNIÇÃO NO STJD 23/11/10
O meia Douglas, está livre de qualquer punição Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o advogado de defesa do clube conseguiu convenser os auditores a considerar o caso prescrito. Sendo assim, o jogador pode atuar o restante do campeonato.
- Ótimo, foi o que eu falei na semana passada. Se a imagem mostra algo que o árbitro não viu, alguma sacanagem, tudo bem. Mas uma falta que o juiz viu, aí não. Se for julgar toda a jogada que o juiz não expulsar, vai ter de julgar tudo. Não pode abrir esse precedente - disse Renato Gaúcho, aliviado.
Sem o julgamento e a punição, Douglas será titular diante o Guarani, domingo as 17h em Campinas, pela penúltima rodada do campeonato brasileiro.
REAÇÃO A LÁ IMORTAL: DO Z-4 AO G-4 23/11/10
Com a contratação de Renato Portaluppi, o Grêmio deu um salto no campeonato, de 19º colocado até engressar no G-4, atualmente na 4ª posição. Depois de assumir o time na 14º rodada do brasileiro, ele reergueu o ânimo dos principais jogadores.
Abaixo lances importantes da reação gremista:
Empate valioso no Engenhão
Na rodada seguinte à vitoria sobre o Guarani, o Grêmio garante um empate que poderia ter sido considerado comum, se não for analisado com perspectiva. O time perdia por 2 a 0 no Engenhão, para o Botafogo mas Jonas empatou no segundo tempo.
Vencendo o líder
Na 21ª rodada, o Grêmio ratificou sua reação ao vencer o então líder Corinthians no Pacaembu. Em uma atuação heroica, Douglas fez golaço, Victor pegou pênalti inexistente e o time se segurou com um a menos até o final.
Felipão estraga a festa
No desafio seguinte, o otimismo era total. Uma vitória diante do Palmeiras no Olímpico faria o Grêmio sonhar até com Libertadores. Aniversário do clube e estádio lotado, uma combinação perfeita que Felipão ignorou. O Palmeiras surpreendeu e venceu por 2 a 1.
Surge o "Mestre Jonas"
Mesmo com a decepção no Olímpico, o Grêmio foi à Ressacada e aplicou 3 a 0 no Avaí. Com dois gols, Jonas chegava, pela primeira vez, à artilharia isolada do Brasileirão, com 11 gols. Para não mais sair do posto.
Imortal e Invencível
A goleada sobre o Avaí animou o Grêmio e inaugurou uma invencibilidade de nove jogos. Nesta sequência exitosa, mais duas vitórias fora da casa, sobre Vitória e Atlético-MG. Triunfos importantes sobre São Paulo e Cruzeiro no Olímpico também estão nessa lista.
Gre-Nal derruba ascensão
Na 31ª rodada, bastava uma vitória no Gre-Nal para o Grêmio ficar a seis pontos do líder. E estava dando tudo certo até D'Alessandro, aos 38 minutos do segundo tempo, empatar o clássico em 2 a 2. O prejuízo do resultado foi amplificado com a derrota no Engenhão, no meio da semana, para o Fluminense. Chegava ao fim a série invicta do time de Renato.
Enfim, o G-4
Demorou, deu-se na 36ª rodada, mas aconteceu. Com a vitória sobre o Atlético-PR e a ajuda do Inter diante do Botafogo, 17 rodadas depois de deixar a zona de rebaixamento, o Grêmio toca o G-4. Agora, o Grêmio só depende de si no Brasileirão e do insucesso dos brasileiros na Sul-Americana. Assim, a Libertadores deixa de ser sonho e vira realidade para 2011.